Aqui demonstramos como é feito o concreto desta construção. Então, permita-nos apresentar como ocorre a edificação do nosso negócio.

Todos nossos diretores foram eleitos em Assembleia Geral Ordinária, ocorrida em 2017, onde a gestão dos mesmos ocorrerá até 2021.

  • Estrutura de Gestão

As mudanças propostas para a governança da Unimed Campos baseam-se nas melhores práticas propostas pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e o PDGC, proposto pelo SESCOOP, sempre apoiadas nos quatro pilares principais da governança: equidade, prestação de contas, responsabilidade corporativa e transparência.

  • Iniciativas Externas

(GRI 102-13 e 102-43) Nossa maior responsabilidade é contribuir para o crescimento da cooperativa. Para tanto, é necessário o relacionamento saudável que mantemos com nossos funcionários, cooperados, clientes e demais públicos, como entidades de classe, fornecedores, outras Singulares, Federação Unimed Rio e Unimed do Brasil. Através desta via de mão dupla, conseguimos medir possíveis fragilidades e fortalezas, onde auxiliam a busca contínua da excelência em nosso negócio. Para tanto, fazemos parte das seguintes iniciativas externas:

  • Compromisso com a ética (GRI 102-11, 102-12 e 102-16) – Arte Código de Conduta Sistema Unimed

Embasada nos princípios cooperativistas, nas leis do país, locais e humanas, abomina quaisquer tipos de discriminação e corrupção. Em 2018, iniciou a Gestão de Compliance, onde todos seus associados passaram por processos informativos, a fim de alinhar pensamentos e prática e assim, alcançar processos em conformidade. Em 2019, aprofundou as questões de ética e para 2020 tem como meta a implantação de um canal de denúncia, o qual será responsável por coletar e tratar toda e qualquer denúncia referente a cooperativa.

Somos signatários Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, através do Instituto Ethos, o qual promove um mercado mais íntegro e ético, sendo assim considerada Empresa Limpa.

Temos um Código de Conduta interno lançado desde 2016. Hoje, todos os novos colaboradores tomam ciência do mesmo na admissão, somando praticamente 100% do seu efetivo treinado. No momento oportuno, falamos sobre comportamento (interno e externo), ética, moral, bem como situações que podem comprometer a reputação da marca.

GESTÃO DE RISCO – O Hospital Unimed Campos para estabelecer a gestão de riscos implantou o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) que teve como suas principais finalidades a elaboração de um plano de trabalho, contemplando a identificação de falhas e a mitigação e/ou eliminação dos mesmos.  O NSP é composto por uma equipe multiprofissional, com ações dedicadas à gestão de riscos, desenvolvimento e implementação de uma cultura de segurança que perpasse por atitudes, crenças e percepções das equipes de saúde, com atuação mútua entre os profissionais, além de fomentar melhoria dos processos de cuidado por meio da gestão de protocolos e fluxo de notificação de incidentes.

GRI 102-41

Na Unimed Campos, 100% dos colaboradores são cobertos pelo Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Campos. Anualmente é firmado um Acordo Coletivo, definindo percentuais de reajustes salariais, concessão de benefícios, dentre outras ações que regem a categoria.

GRI 102-40, GRI 102-43 e GRI-102-44 Nossa maior responsabilidade é contribuir para o crescimento da cooperativa. Para tanto, é necessário o relacionamento saudável que mantemos com nossos funcionários, cooperados, clientes e demais públicos, como entidades de classe, fornecedores, outras Singulares, Federação Unimed Rio e Unimed do Brasil. Através desta via de mão dupla, conseguimos medir possíveis fragilidades e fortalezas, onde auxiliam a busca contínua da excelência em nosso negócio.

  • GRI 102-9 – Fornecedores:

Na cadeia de fornecedores buscamos através da transparência dos processos estabelecer parcerias que visem agregar qualidade as aquisições geradas com a consequente redução dos custos assistenciais, atendendo as demandas nos prazos estipulados e alcançando a satisfação de nossos clientes internos e externos.

GRI 102-10: Tivemos algumas mudanças importantes nos últimos períodos na cadeia de fornecedores, as quais destacamos a incorporação das plataformas de compra BIONEXO e OPMENEXO, onde as atividades nestas plataformas iniciaram nos anos de 2015 e 2017 respectivamente, aumentando o nosso portfólio de fornecedores qualificados e adquirindo produtos com preços mais competitivos no mercado, trazendo reduções de custos e transparência a todo o processo de aquisição.

Expediente

Coordenação
Diretoria de Desenvolvimento Estratégico – Dr Leonardo Ferraz
Área de Sustentabilidade Unimed Campos

Supervisão
Mayani Givisiez

Ilustrações
José Alexandre Aguiar

Projeto web
Rogério Chagas

Revisão de textos
Julio Tinoco

Produção do vídeo
Davi Coelho

Revisão de conteúdos
Augusto Bortoloti, Bárbara Couto, Dayse Baltazar, Edna Vargas, Elisângela Silva, Érica Chagas, Evandro Dias, Mayani Givisiez e Mireli Mastelo.