
Apresentação

Olá! Já que os bons ventos te trouxeram até aqui, faremos as honras.
Somos a Unimed Campos e nestas páginas apresentamos o nosso relatório de Gestão e Sustentabilidade 2019. Através dele, você conhecerá um pouco do nosso negócio, essência, objetivos e resultados. Queremos que seja um momento prazeroso e, em caso de dúvidas, entre em contato com a gente.

MISSÃO (GRI 102-5 e GRI 102-7): Somos uma cooperativa de médio porte fundada há 28 anos, com a missão de promover soluções em saúde, com qualidade, segurança e inovação, assegurando a satisfação dos nossos cooperados, funcionários e clientes.
VISÃO (GRI 102-2): Ser reconhecida pela excelência em gestão de saúde e satisfação de seus cooperados, funcionários e clientes, até 2021.
VALORES (102-16):0 Ética, integridade, transparência, comprometimento princípios cooperativistas, respeito ao ser humano, respeito às leis, respeito à natureza, comprometimento em defesa da marca Unimed, sustentabilidade.

(GRI 102-4 e 102-6)
Nossos planos são comercializados nos municípios de Campos dos Goytacazes, São João da Barra, São Fidélis, São Francisco do Itabapoana e Cardoso Moreira, pertencentes da região norte do Estado do Rio de Janeiro. Já a área de abrangência dos planos dependerá do tipo de plano que o usuário contratou.
Principais produtos e serviços
(GRI 102-2 e 102-4)
Como Operadora, hoje conta com uma ampla rede de Recursos Próprios, com Hospital Geral, Centro de Especialidades, Centro de Diagnóstico e Centro de Reabilitação, todos localizados no município de Campos dos Goytacazes. Também possui uma rede credenciada que complementa os atendimentos dos Recursos Próprios e dos médicos cooperados. Recentemente, inaugurou o espaço Viver Bem, o qual conta com uma equipe multidisciplinar pensando na qualidade de vida do cliente, incluindo a prevenção de doenças.
Para o beneficiário que hoje deseja adquirir nosso plano de saúde, oferecemos plano estadual na modalidade pessoa jurídica ou física. Outra novidade é para as empresas, onde temos condições especiais para fidelizá-los, além de um plano especial de Atenção Primária à Saúde. Não oferecemos mais planos sem coparticipação.

Produtos e Serviços criados (GRI 102-2):
HOSPITAL
– Abertura de 7 novos leitos da Clínica Médica;
– Implantação do controle de acesso no Hospital;
– Implantação do Time de Resposta Rápida;
– Realização do evento “Dia do desejo”;
– Ampliação da CAF (Central de Abastecimento Farmacêutico);
– Construção da sala de mal súbito pediátrico;
– Construção do Leito de Isolamento do Pronto Atendimento;
– Construção do Acolhimento Pediátrico e Adulto;
– Adequação do consultório de Ortopedia e Sala de Imobilização;
– Abertura da Sala de Infusão de Medicamentos;
– Implantação do resumo de alta em Prontuário;
– Reforma dos postos de enfermagem;
– Reforma dos vestiários feminino e masculino;
– Construção de guarita para segurança no Portão do Administrativo do Hospital;
– Criação de uma nova sala de ultrassom;
– Implantação da política de incentivo ao fornecedor;
– Instalação do round dos pacientes internados em Clínica Cirúrgica;
– Instalação do round de pacientes internados dos Cuidado Paliativos;
– Incentivo ao Aleitamento Materno.

MEDICINA PREVENTIVA
O Programa de Gerenciamento de Crônicos passou a oferecer, além de serviços para a melhoria da condição de saúde e adequação de peso, suporte e fortalecimento muscular, com o objetivo de promover o autoconhecimento e melhorar a sua relação com o seu corpo através da inclusão gradativa de hábitos saudáveis em sua rotina.
O Programa do Idoso Bem Cuidado iniciou sua atuação oferecendo aos maiores de 60 anos melhor qualidade de vida com ações educativas que vão além do atendimento médico, com a realização de avaliação inicial com equipe multiprofissional que irá definir o acompanhamento e garantir a assistência necessária, sem custos adicionais ao seu plano. Oferecemos aos participantes acompanhamento com enfermeiros, médicos, assistente social, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta e educador físico. Todos os serviços têm foco no cuidado integral.
Foi criado o Grupo Hiperdia, que uniu as atividades do Grupo de Diabetes à necessidade de ação que abrangesse o público hipertenso. Nesse grupo são fornecidas informações importantes para evitar a doença e controlar nos casos em que ela já estiver presente. Apoiando na modificação do seu padrão alimentar e na pratica atividades físicas com regularidade, diminuindo os riscos de complicações.
O Grupo de Gestantes também iniciou em 2019, nos encontros as mamães recebem informações e orientações sobre os cuidados na gestação, o desenvolvimento e os cuidados com o recém-nascido. Nesse grupo são trocadas experiências, esclarecidas dúvidas, proporcionando assim uma gestação e nascimento tranquilos.
Foi iniciado também o grupo Maturidade Saudável, visando compartilhar experiências, aumentar o valor social do idoso, promover o resgate funcional da aptidão física (equilíbrio, fortalecimento, condicionamento físico), estimular hábitos alimentares saudáveis, treinar a memória e funções cognitivas, além de orientar sobre cuidados com a saúde/qualidade de vida.
Também tivemos o primeiro encontro do grupo pós bariátrico, com o objetivo de acolher os pacientes, ressaltar a importância de hábitos de vida saudáveis, trabalhar a dinâmica sobre aspectos emocionais vinculados à obesidade, os benefícios da atividade física na manutenção do peso como qualidade de vida, além de identificar as necessidades do grupo e tornar mais fácil o caminho para o alcance do objetivo.
(GRI 102-7 e GRI 102-18) A Unimed Campos conta com diversas comissões e/ou grupos técnicos obrigatórios e não obrigatórios, compostos por profissionais multidisciplinares, cujas responsabilidades variam conforme suas especificidades individuais. São discutidos melhorias de processos com foco na segurança do paciente, de acordo com a característica de cada grupo e apresentação dos seus indicadores de resultados. A atuação destes é realizada de acordo com um Regimento Interno pré-estabelecido, contendo periodicidade das reuniões e planejamento de atuação das ações na sua área. São eles:


Os 7 princípios cooperativistas




Adesão voluntária e livre:
As cooperativas são abertas para todas as pessoas que queiram participar, estejam alinhadas ao seu objetivo econômico, e dispostas a assumir suas responsabilidades como membro. Não existe qualquer discriminação por sexo, raça, classe, crença ou ideologia.
Gestão democrática:
As cooperativas são organizações democráticas controladas por todos os seus membros, que participam ativamente na formulação de suas políticas e na tomada de decisões. E os representantes oficiais são eleitos por todo o grupo.
Participação econômica dos membros:
Em uma cooperativa, os membros contribuem equitativamente para o capital da organização. Parte do montante é, normalmente, propriedade comum da cooperativa e os membros recebem remuneração limitada ao capital integralizado, quando há. Os excedentes da cooperativa podem ser destinados às seguintes finalidades: benefícios aos membros, apoio a outras atividades aprovadas pelos cooperados ou para o desenvolvimento da própria cooperativa. Tudo sempre decidido democraticamente.
Autonomia e independência:
As cooperativas são organizações autônomas, de ajuda mútua, controladas por seus membros, e nada deve mudar isso. Se uma cooperativa firmar acordos com outras organizações, públicas ou privadas, deve fazer em condições de assegurar o controle democrático pelos membros e a sua autonomia.



Educação, formação e informação: Ser cooperativista é se comprometer com o futuro dos cooperados, do movimento e das comunidades. As cooperativas promovem a educação e a formação para que seus membros e trabalhadores possam contribuir para o desenvolvimento dos negócios e, consequentemente, dos lugares onde estão presentes. Além disso, oferece informações para o público em geral, especialmente jovens, sobre a natureza e vantagens do cooperativismo.
Intercooperação: Cooperativismo é trabalhar em conjunto. É assim, atuando juntas, que as cooperativas dão mais força ao movimento e servem de forma mais eficaz aos cooperados. Sejam unidas em estruturas locais, regionais, nacionais ou até mesmo internacionais, o objetivo é sempre se juntar em torno de um bem comum.
Interesse pela comunidade: Contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades é algo natural ao cooperativismo. As cooperativas fazem isso por meio de políticas aprovadas pelos membros.
Construindo números (GRI 102-7)
Construímos uma base sólida, dia após dia, para termos sustentabilidade do nosso negócio. Eis os “tijolos” desta construção:
