Cenário Econômico
Mesmo com o crescimento dos beneficiários no setor, a instabilidade econômica, a alta da inflação e a escassez nos insumos de saúde motivaram a manutenção da crescente nos custos da assistência.
Em 2020 com a pandemia houve menor utilização dos planos de saúde, em 2021 o cenário se inverteu, com o pico da pandemia e o retorno dos atendimentos eletivos, a sinistralidade alcançou uma elevação histórica, já em 2022 houve aumento dos custos em razão da maior complexidade dos tratamentos pós COVID e o efetivo retorno do eletivo que foi represado nos dois anos anteriores. Com isso o setor de saúde suplementar apresentou o pior resultado da história com prejuízos em grande parte das operadoras.
Os custos assistenciais das operadoras nunca estiveram tão altos, apurando um déficit no setor com um índice de sinistralidade próximo de 90%.
O reajuste na casa de dois dígitos aprovado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar que limitou em 15,5% o reajuste para os planos de saúde individuais e familiares regulamentados, válido para o período entre maio de 2022 e abril de 2023, reduziu o impacto do reajuste negativo do ano anterior (-8,19%), que havia proporcionado redução das mensalidades no período de maio de 2021 a abril de 2022. Na prática vemos em dois anos um reajuste de 7,31% no total, ou seja, média de 3,66% por ano, o que não condiz com os reajustes de custos de insumos, combustíveis, alimentos e outros que impactam diretamente no resultado das empresas.
Cenário Unimed Campos
Neste contexto o Conselho de Administração direcionou os esforços no controle de custos, no uso consciente dos recursos, nas melhorias dos processos internos de auditoria e cobrança garantindo a sustentabilidade da cooperativa.
A crise financeira refletiu na manutenção da carteira de clientes, com uma pequena redução de 99 vidas.
Cumprindo o compromisso assumido em 2022 a Unimed Campos implantou a RN518 que dispõe sobre a adoção de práticas mínimas de governança corporativa com ênfase em controles internos e gestão de riscos para fins de solvência das operadoras de planos de saúde conforme parecer da auditoria externa.
Neste ano o Hospital Unimed Campos passou pela visita de avaliação mantendo a certificação ONA II (Organização Nacional de Acreditação) – Acreditado Pleno, consolidando sua preocupação com a qualidade dos serviços prestados e a segurança do paciente.
No segundo semestre de 2022 a cooperativa começou a utilizar o sistema MV nos seus recursos próprios.
Esta ferramenta visa melhorar os processos da instituição tornando-os mais digitais e com possibilidade de implantação de novos recursos para os cooperados, beneficiários e pacientes.
Perspectivas para 2023
- Para o ano de 2023 se mantém o compromisso do fortalecimento da governança e gestão de riscos com a manutenção das Práticas Mínimas e a busca pela Práticas Avançadas contempladas na RN518.
- Controle de custos, objetivando a melhor aplicação dos recursos, possibilitando o crescimento do resultado econômico, sustentabilidade e o cumprimento das exigências regulatórias.
- Em parceria com a Faculdade Unimed e SESCOOP RJ a Unimed Campos está participando do projeto Qualifica contemplando Pós Graduação em Práticas de Gestão em Cooperativas de Saúde com enfoque na RN507/2022 e prática assistida no intuito de implementar os requisitos da norma.
- Baseado na análise demográfica da carteira, a Unimed Campos está investindo em uma nova unidade de medicina preventiva para ampliar o seu potencial de atendimento. Objetivando levar a coordenação do cuidado, prevenção, bem-estar e acolhimento a um maior número de beneficiários. A inauguração está prevista para o primeiro semestre de 2023.
Evolução da Receita
Registramos redução 11,48% nas receitas em função da adoção do CPC 47 (Comitê de Pronunciamento Contábil) para cumprimento regulatório.
Nas operações de corresponsabilidade cedida (intercâmbio), em que a operadora que presta o serviço à operadora de origem do beneficiário, passamos a reconhecer a despesa e recuperação de eventos e sinistros a liquidar no mesmo grupo de contas. Desta forma, no grupo de receitas consta apenas a taxa de administração cobrada. Esta mudança traz um efeito de redução de receitas o que de fato, do ponto de vista financeiro, não ocorreu. Sem este efeito temos crescimento de 13,55% nas receitas.
O índice de reajuste para os planos de saúde individuais e familiares regulamentados autorizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) foi de 15,5%.
A média de reajuste dos contratos coletivos empresariais com mais de 30 vidas alcançou 12% no ano. Os contratos pertencentes ao Pool de Risco tiveram seu reajuste fixado em 17,4%.
Política de destinação de sobras
A política de destinação de sobras ou perdas segue as regras contidas na Lei 5764/71, onde prevê obrigatoriedade de constituição de reservas e destinações legais. Demais decisões sobre destinação de sobras ou perdas são definidas em AGO – assembleia geral ordinária.
A Unimed Campos auferiu resultado positivo no valor de R$2.351.213, a ser destinado em Assembleia Geral Ordinária.
Repasse Médico
Indicadores Econômico-Financeiros - RN518
Principais Investimentos
Espaço Viver Bem
A Medicina Preventiva da Unimed Campos é fundamentada em processos organizados com objetivo de melhorar a qualidade de vida e a experiência assistencial do beneficiário por meio de ações de promoção, prevenção e de redução dos riscos de agudização, voltadas para os portadores de doenças crônicas e pessoas idosas.
Após adaptação às condições impostas pela pandemia, em 2022 a gestão do Espaço Viver Bem juntamente com a equipe multiprofissional elaborou e executou projetos para promoção do retorno à integralidade dos atendimentos presenciais individuais, bem como os cuidados necessários para a retomada das atividades em grupos.
O Espaço Viver Bem conta com 11 consultórios, Cozinha Experimental onde os nutricionistas orientam sobre preparo de alimentação saudável, Sala de Medicação para realização de medicações necessárias ao controle da doença com conforto e comodidade. A unidade conta também com uma Sala de Atividades onde são realizadas atividades físicas em grupo e a Reabilitação Cardíaca, que é outro grande diferencial do serviço. Ela devolve a capacidade funcional ao indivíduo, tendo em vista uma rotina de atividade física acompanhado pelo cardiologista e pelo fisioterapeuta, obtendo assim grandes resultados.
No ano de 2022 foram investidos R$4.260.669 (quatro milhões duzentos e sessenta mil, seiscentos e sessenta e nove reais) em programas de promoção da saúde e da prevenção de doenças aprovados pela ANS com recursos originados nas contraprestações.